quarta-feira, 1 de agosto de 2012

As férias e o peso

Esta foi a minha primeira verdadeira incursão no "mundo real" desde que me propus a perder peso. Férias são sempre aquela altura em que é mais difícil controlar o que se come, parece que se está sempre com fome (a piscina abre-me tanto o apetite!) e eu já tinha decidido que esta semana não me ia preocupar com o que ia comer, até porque queria testar como é que o meu corpo reagia a este retorno à realidade.

Estava com 58,7 kg da última vez que me pesei antes de ir de férias, e o meu objectivo era não ultrapassar os 60, desse por onde desse. Tinha ponderado não fazer contagem de calorias, mas acabei por ceder a esta necessidade de meu cérebro. Mas fi-lo mais para ficar com o registo e não para restringir o que comia. O meu objectivo era não ultrapassar as 2000cal diárias (num dia "normal", em casa, ando sempre pelas 1200-1300), e consegui-o à larga e sem me privar de nada do que me apetecesse. Não vou dizer que comi como costumava comer no ano passado, até porque isso significaria que tudo o que tenho estado a fazer falhou. Mesmo a comer sem restrições, como muito menos e coisas muito mais saudáveis do que antes, e é esse o objectivo. Foi provavelmente o maior triunfo destas férias, perceber que este tipo de alimentação já é inerente a mim, e não uma coisa que me esforço por fazer. Ainda assim comi gelados, doces, massa, arroz, bolachas com pepitas e recheadas, chocolate, mas tudo em quantidades aceitáveis. Comi também muita frutinha, salada e bolachinhas saudáveis. No fundo acho que fiz uma alimentação semelhante à que faria caso decidisse que queria manter o meu peso actual, ou seja a alimentação que eu quero manter para a vida quando atingir o peso que pretendo.

Sabia que mesmo que aumentasse o peso, esta pausa na alimentação mais rigorosa me ia fazer bem. O nosso corpo precisa de um "abanão" de vez em quando, precisa de sair da rotina, para evitar que se habitue e adapte, retardando ou mesmo parando a perda de peso. Mas ainda assim estava com receio de subir à balança quando voltei, com medo de ver o que ela me ia mostrar depois desta semana de "mundo real". Tanto medo que só fui capaz de lá subir hoje.

Resultado? 58kg!! Mesmo sem grandes cuidados, mesmo sem um controlo mais apertado do que como, mesmo com uma francesinha cheia de batatas fritas no dia antes de ir de férias, perdi 700g desde a última vez que me pesei, há cerca de 2 semanas! Estou tãaaao feliz neste momento! Só faltam 3kg para o peso que eu quero ter para a vida! YEAAAAAH!

Sem comentários: